5 ideias inovadoras para estacionamentos que você precisa conhecer

Preencha os campos e receba nossos conteúdos:

    ideias inovadoras para estacionamentos

    Compartilhe

    Muitos clientes pensam que os estacionamentos são todos iguais, afinal, basta um espaço com vagas delimitadas e um caixa, certo? O modelo de negócios pode parecer simples de entender, porém, a inovação é algo que existe em qualquer mercado, inclusive naqueles segmentos que parecem, digamos, imutáveis. Mas, você sabia que estão surgindo ideias inovadoras para estacionamentos?

    Atualmente, a tecnologia e as novas experiências de consumo estão guiando empresas — independentemente do mercado de atuação — para processos mais ágeis, com menor fricção para a jornada do cliente, a adoção de medidas sustentáveis, e é claro que as redes de estacionamentos não estão alheias à essas mudanças.

    Ideias novas não ficariam de fora do mercado de estacionamentos, e é justamente isso que vamos apresentar para você neste post. Confira algumas das ideias mais criativas, funcionais e interessantes que estão sendo aplicadas mundo afora e mudando a percepção de valor dos clientes. Boa leitura!

    Ideias inovadoras para estacionamentos: o novo normal e a inovação

    Antes de entrarmos propriamente nas ideias inovadoras, é preciso falar sobre a necessidade de inovação. As mudanças sociais trazidas pela pandemia do novo coronavírus estão alterando a dinâmica das cidades, especialmente na circulação de pessoas.

    O momento é de mudanças, tanto que se fala muito em um novo normal, ou seja, mudanças profundas que chegaram para ficar em nossa rotina. E aqui se destacam alguns fatores, como o home office e o distanciamento social, que vão impactar, inclusive, o negócio dos estacionamentos.

    Diante de tantas mudanças, o essencial é buscar atualização, buscar melhorias na administração, olhar para as novidades e, claro, tentar aplicá-las em seu negócio para atender os clientes da forma mais moderna e, claro, segura para todos.

    Agora, vamos às ideias inovadoras para estacionamentos que você pode colocar em prática!

    1. Uso de energias renováveis

    Uma das principais preocupações das empresas dever ser com a sustentabilidade. No caso dos estacionamentos, uma das melhores opções é apostar no uso de energias renováveis.

    Estacionamentos que possuem área ampla, como os de shoppings, hipermercados e aeroportos pode aproveitar grande incidência de luz solar e adotar o uso de painéis solares, que são uma fonte de energia limpa e podem promover até mesmo a autossuficiência energética (ou, pelo menos, uma redução significativa na conta).

    Painéis solares podem ser um investimento oneroso, mas que se paga a médio-longo prazo, e, inclusive, gera a oportunidade de comercializar créditos de energia com a concessionária e conseguir abatimento até nas cobranças de iluminação pública. 

    2. Reabastecimento de carros elétricos

    Por falar em eletricidade, você já deve ter percebido que o Brasil está recebendo os primeiros modelos de veículos elétricos e também híbridos plug-in. Ambos precisam ser reabastecidos, e nos países da Europa e América do Norte, onde esse tipo de veículo é mais comum, os estacionamentos estão agregando o abastecimento como um novo produto oferecido aos clientes.

    Oferecer o reabastecimento é uma ideia inovadora para estacionamentos, especialmente aqui no Brasil, onde isso pode ser um grande diferencial competitivo e um importante fator de atração. 

    3. Espaços de serviços

    As pessoas gastam muito tempo se deslocando, ainda mais em grandes cidades. Nesse sentido, para reduzir os minutos perdidos nos trajetos, muita gente busca realizar alguns serviços e comprar produtos em locais próximos ao trabalho.

    Um estacionamento que consegue concentrar em seu espaço outros serviços agregados ganha pontos positivos com o consumidores. E não estamos falando daquele combo simples de lava-jato com estacionamento, mas sim da criação de espaços para realização de outros serviços, que podem ir desde manutenção veicular até armários inteligentes para retirada de compras realizadas no e-commerce. 

    Disponibilizar uma pequeno área para aluguel é uma ótima forma de aproveitar o espaço do estacionamento e dar uso às áreas que não estão sendo utilizadas. Aqui, o estacionamento ganha em dois pontos:

    1. Adquirindo uma nova fonte de receita com o aluguel;
    2. Transformando-se em um hub de serviços atraindo portanto novos consumidores.

    4. Melhorias na presença digital

    Muitos empreendedores do mercado de estacionamento acreditam que basta abrir o portão, colocar uma placa com o valor e aguardar a chegada de muitos clientes. Isso pode ter dado certo durante muitos anos, porém, agora, é preciso evoluir.

    As pessoas procuram de tudo na internet, inclusive onde vão deixar seu carro. O melhor jeito de atrair as pessoas hoje é apostando na comunicação digital. 

    Imagine que seu estabelecimento está localizado próximo a um estádio de futebol, local que sofre com falta de vagas e trânsito intenso. Agora, já pensou ser o primeiro resultado quando alguém procurar “estacionamento Allianz Parque” no Google? 

    Isso é possível com um pouco de estratégia de comunicação digital, que envolve, dentre outras coisas, a formulação do seu perfil no Google Meu Negócio, que é um recurso que cria uma ficha do seu estacionamento e coloca na tela do celular do cliente que busca algo semelhante ao seu negócio.

    Ele é um recurso muito importante, e, inclusive, serve de base para inserir o estacionamento em apps de trânsito, como Google Maps e Waze e também para que seu negócio esteja no Google Places — que concentra uma grande base sobre estabelecimentos comerciais nas cidades do Brasil e do mundo todo. 

    Além desses esforços, é possível fazer outras formas de comunicação para atrair cliente, destacam-se aqui:

    1. Postagens nas redes sociais;
    2. Anúncios na rede de pesquisa do Google (que são um investimento barato e de bom retorno);
    3. Publicações patrocinadas em redes sociais;
    4. Criação de uma newsletter para ser enviada para os e-mails dos clientes cadastrados (aqui podem ser divulgadas notícias, novidades, promoções etc).

    5. Monitoramento de dados de ocupação das vagas

    Já imaginou ter uma ferramenta simples com análises gráficas detalhadas sobre taxa de ocupação, receita por vaga disponível e tipo de uso, tempo de permanência por valor de tarifa, fluxo e tudo mais? Esse tipo de recurso está disponível para gestores de redes de estacionamentos e negócios que tenham o estacionamento como apoio a atividade principal tais como shoppings, hospitais, universidades e outros.

    Se você pretende orientar a tomada de decisão para o seu negócio com base nos dados — e priorizar a análise e gestão de ocupação e pricing, como as atividades mais relevantes para o aumento da receita do negócio — você não pode despender deste tipo de ferramenta.

    Sistemas que analisam a ocupação vão permitir ao estabelecimento novas práticas de precificação e um gerenciamento de receita mais inteligente para o estacionamento.

    Esse tipo de inteligência de negócios — a gestão de ocupação e receita – é muito praticada por hotéis e companhias aéreas, porém, a técnica foi transposta com sucesso para os estacionamentos, gerando bases para uma transformação positiva no estabelecimento.

    Abrace as ideias inovadoras para estacionamentos!

    Novas tecnologias estão chegando a todos os segmentos do mercado, inclusive aqueles que parecem bem consolidados e imutáveis, como os estacionamentos. Na verdade, isso é apenas uma ilusão. As novidades listadas acima só comprovam que o mercado de estacionamentos também tem muito a ganhar com a transformação digital.

    Isso inclui não só os estabelecimentos particulares, mas também as vagas de rua. 

    Portanto, vamos abraçar a inovação, esteja aberto às mudanças e realize experimentos ágeis – seja para atrair e reter clientes ou para agregar novos serviços ao seu portfólio. 

    Gostou das nossas dicas de ideias inovadoras para estacionamentos? Então, acompanhe nosso blog e saiba mais novidades sobre o mercado, inovações e tecnologias que estão surgindo!

    Compartilhe

    Artigos relacionados

    Deixe uma resposta